2/16/12

Le Château/ O Castelo

 " 'A fome é resultante da ação humana'
Desde o surgimento das fazendas industriais e da industrialização da nossa alimentação, a obesidade e as doenças ligadas à alimentação espalham-se amplamente. Enquanto milhões de pessoas morrem de fome, é cada vez mais frequente que amplos recursos sejam reservados ao cultivo para exportação em países onde as pessoas não dispõem de comida suficiente. (VA)
'O Castelo' é uma instalãção executada por 'Various Artists', um grupo de 24 artistas fictícios inventado por Trudo Engels em 1995.
Um castelo de biscoitos será montado na galeria Luisa Strina com alimentos industrializados saturados de açúcares refinados, gordura transgênica e de aditivos de tipo E, comprados em lojas de alimentação baratas. Estes alimentos terão uma influência em longo prazo sobre a saúde das pessoas que os comem, quer por necessidade, quer por escolha. Estes produtos industrializados oferecem lucros mais elevados e são o centro de campanhas publicitárias particularmente agressivas destinadas ao público. 'O Castelo' é concebido como uma performance, composta de uma instalação, uma série de workshops e de informações sobre o teme tratado.
'Mudar a maneira como nós comemos não mudará o mundo, mas pode começar a nos mudar, e assim poderemos ser parte da mudança do mundo'."
Do folder retirado na vernissagem que aconteceu hoje na rua Padre João Manuel, 755 nos Jardins. A exposição terá seu encerramento no dia 10 de março e está aberta ao público.
Dedicado a Hans Sonneveld, 1960-2011


A caixinha do Mcdonalds, à esquerda,  não faz parte da vernissagem,
uma criança esqueceu-a ali...























Nenhum comentário:

Mãos - 35 anos da mão afro-brasileira

Mãos: exposição vista pela primeira vez em 1988, no centenário da abolição da escravatura, agora atualizada pelo Museu de Arte Moderna em Sã...