7/03/12

67ª edição da Revista da Biblioteca Mário de Andrade

Foi ontem lançamento da 67ª edição da Revista da Biblioteca Mário de Andrade, na sede da Biblioteca em SP.  Lançada em 1943 como Boletim Bibliográfico da Biblioteca Municipal de São Paulo, a revista custa RS 40.00 e pode ser adquirida pelo site da Imprensa Oficial. Presença de vários autores, como Boris Schnaiderman, que foi tema de homenagem e de Lygia Fagundes Telles. Esta disse que os brasileiros parecem-se muito com os russos, mormente os baianos, mas quase nada com os chineses. E disse ainda que, no seu trajeto de táxi rumo ao evento, o taxista lhe perguntou se ela gostava de futebol, e ela disse que sim, que era são paulina. O taxista então falou:
– A senhora quer um conselho?  Não fale pra ninguém que a senhora é são paulina.
A Revista foi feita mais para colecionadores, por isso o custo elevado; todavia foi feita esmeradamente. Durante o evento foi apresentado um filme sobre Boris Schnaiderman, um russo de origem judia que veio com os pais para o Brasil no século 20, e que traduziu muita coisa do russo. Ele é considerado o melhor tradutor do russo de todos os tempos. E o russo, diga-se de passagem, é uma das línguas mais belas do mundo.







Nenhum comentário:

Mãos - 35 anos da mão afro-brasileira

Mãos: exposição vista pela primeira vez em 1988, no centenário da abolição da escravatura, agora atualizada pelo Museu de Arte Moderna em Sã...